Diogo Simões fala da obra "P.S. - Ficas Comigo?"

"Precisava de descansar a cabeça e a ideia para um romance em formato de diário acabou por aparecer."

Olá, Diogo!

Antes demais os nossos parabéns pela vitória nos Prémios Literários referente à Categoria Jovem Adulto. Vamos saber mais sobre esta obra…


Para começar, como o “P.S. Ficas Comigo?” entrou na tua vida?

A história apareceu numa fase em que tinha acabado de escrever um thriller. Precisava de descansar a cabeça e a ideia para um romance em formato de diário acabou por aparecer.


O que te levou a fazer uma nova edição?

Aprendi imenso desde a última vez que peguei na história, pelo que me fez sentido dar-lhe uma nova leitura. Uma que foi, claro, aliada ao olhar de uma revisora: a Ana Ferreira. Foi a forma que encontrei de, não só voltar a falar da história, mas de ter um orgulho redobrado nela e no trabalho tido.


Esperavas que esta obra tivesse o impacto que teve nos leitores?

Quando a escrevi sabia que, para quem conhecia o meu trabalho, seria diferente. Mas não esperava que as reações fossem tão avassaladoras relativamente ao mistério que se desvendou a meio da narrativa. Foi uma delícia, especialmente por ter sido a primeira vez que plantei deliberadamente presságios ao longo da história.


A história só está disponível na Plataforma Wattpad? Por que optou nessa forma de publicação?

Na altura queria algo diferente. Fugir da publicação e, somente, divertir-me. O Wattpad acabou por surgir como resposta e que me permitiu ter flexibilidade na própria publicação. Alimentar os leitores com capítulos regulares. Algo fundamental quando se tem um mistério para resolver.


"Não podia ter-me sentido mais agradecido."

Quanto tempo demorou todo o processo desta história?

A história demorou, mais ou menos, um ano de escrita. Comecei a escrever a história no verão para a começar a publicar no final desse ano. Foi das histórias mais rápidas que escrevi. Já o processo de revisão acabou por ser mais trabalhoso. Tive de resolver algumas incongruências e mudar pequenas coisas para que tudo fizesse o sentido devido.


Define “P.S Ficas Comigo?” numa palavra.

Adolescente.


O que sentiste quando viste esta obra nomeada aos nossos Prémios?

Fiquei radiante. Não esperava que uma história com quase quatro anos continuasse a ser relevante nos dias de hoje. Não podia ter-me sentido mais agradecido.


Qual foi a sensação de ter duas obras nos finalistas?

Surreal. Tenho imensas saudades de que os leitores leiam as minhas histórias passadas para que possamos falar delas e, com estes prémios, onde de três obras passei para duas finalistas foi… fabuloso. Um calor no coração e uma facada na síndrome de impostor.


"O vosso acreditar no trabalho que, ano após ano, com cada história, vos apresento."

O que sentiste quando soubeste que tinhas ganho o prémio na Categoria Jovem Adulto?

Surpresa. Não nego que senti que os próprios leitores se lembraram e sabiam do que passei por conta do processo de reaver os direitos dos meus livros publicados para me darem um abraço de incentivo.


Alguma personagem desta história é o teu reflexo?

Os protagonistas têm partes de mim e das diversas indecisões que passamos na adolescência. É algo que sofri e que gosto de passar para as minhas personagens. Uma forma de as tornar mais… humanas, e palpáveis, não só aos adolescentes, mas aos adultos.


Podemos esperar mais algum projecto agregado a esta história?

Esta história está bem consolidada para mim, mas não nego como a gostaria de ver em livro.


O que dirias aos leitores que acompanham o teu trabalho?

Agradeço imenso o vosso apoio. O vosso acreditar no trabalho que, ano após ano, com cada história, vos apresento. Tenho investido imenso em mim e na minha capacidade de elevar a escrita e a atribuição deste prémio pela comunidade é uma responsabilidade muito grande. Por isso obrigado, de coração, e vou lutar para que todas as perspetivas sejam sempre contadas!


Muito obrigada, Cristina “Entre Palavras”


Agradeço imenso o convite e dou-lhe os parabéns por este trabalho. Retribuo também os votos a todos os autores que foram nomeados!


Obra Vencedora na categoria Jovem Adulto - Prémios Literários



36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo